No passado dia 19 de Junho, reuniram-se na capela de Nossa Senhora da Guia, em Cascais, várias Damas e Cavaleiros da Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria (ODSNSM) para, em conjunto com alguns convidados, celebrarem a elevação com outorga de Grau de alguns dos seus membros.
De referir que a ‘outorga de Grau’ é considerada uma das cerimónias mais significativas desta ordem dinástica criada pelo Duque de Loulé, tratando-se de um momento de entrada de facto na instituição daqueles que, após a sua investidura, cumpriram o percurso exigido de acordo com os requisitos estabelecidos.
Este é também o acto de apresentação formal e de integração das Damas e dos Cavaleiros Dinásticos na Ordem, aos quais, através da imposição da condecoração e das insígnias representativas do Grau, é concomitantemente transmitida a responsabilidade que tal aceitação representa.
Durante a celebração, conduzida pelo Padre Delmar Barreiros, Capelão-Mor da Ordem, foram entregues aos membros elevados, as respectivas veneras, insígnias e certificados, pelo Grão-Mestre da Ordem, Sr. Dom Pedro, Duque de Loulé, coadjuvado pelo Chanceler-Mor, Sr. Dom Pedro de Noronha, Conde de Mahém.
Concluída a celebração religiosa, os membros da Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria e respectivos convidados presentes na capela de Nossa Senhora da Guia seguiram para o Palácio Seixas, também em Cascais, onde foi servido um jantar de cerimónia nas instalações da Messe de Oficiais da Marinha.
CANONIZADO POR BENTO XVI
Com sede localizada no concelho de Lisboa, a ODSNSM foi criada pelo Duque de Loulé em comemoração da canonização do seu antepassado, o Santo Condestável, ocorrida em 2009. Esta Ordem possui os graus de Grã-Cruz, Comendador, Cavaleiro e Dama, nas categorias de Justiça e Mérito.
Venerado pela Igreja Católica e uma figura fundamental da História de Portugal, Dom Nuno Álvares Pereira (1360-1431), conhecido como o ‘Santo Condestável’, foi beatificado a 23 de Janeiro de 1918, pelo Papa Bento XV (1854-1922), e canonizado a 26 de Abril de 2009, pelo Papa Bento XVI.
A festa litúrgica de São Nuno de Santa Maria, Santo Padroeiro da Arma de Infantaria do Exército Português e do Corpo Nacional de Escutas, decorre a 6 de Novembro. As suas relíquias estão depositadas na cripta da Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique (Lisboa), inaugurada em 1951.
Os principais objectivos da acção da ODSNSM são a preservação e defesa dos valores da Fé Cristã e a ajuda aos mais carenciados, fornecendo instrumentos e ferramentas que combatam a pobreza e que permitam melhorar as condições de vida de cada um dos agregados familiares em dificuldade.
Com particular atenção para as crianças e idosos e para os ex-combatentes de África em situação material precária, a Ordem tem ainda como objectivos: “a manutenção do espírito e princípios da Cavalaria Cristã e a promoção de iniciativas que salvaguardem e defendam a História, a Imagem e o Prestígio de Portugal no Mundo”.