Carolina Duarte ganha medalha de bronze

A atleta portuguesa Carolina Duarte, representante da Juventude Operária de Monte Abraão, alcançou a medalha de bronze na prova dos 400 metros T13 (deficiência visual) nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Aos 34 anos, Carolina Duarte destacou que a maternidade, que a afastou dos Jogos de Tóquio 2020, lhe deu a força necessária para atingir este novo patamar da sua carreira desportiva.

Vice-campeã mundial da distância e recordista europeia com a marca de 54,72 segundos, a atleta finalizou a prova realizada no Stade de France com um tempo de 55,52 segundos, o que lhe garantiu o terceiro lugar, atrás da brasileira Rayane Silva, que estabeleceu um novo recorde mundial com 53,55 segundos, e da azeri Lamyia Valiyeva, que ficou com a prata ao terminar em 55,09 segundos.

Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, Carolina Duarte tinha terminado em 7.º lugar nos 400 metros e em 6.º lugar nos 100 metros. No entanto, acabou por não participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pois descobriu que estava grávida a três meses da convocatória, o que a levou a focar-se desde logo nos Jogos de Paris e no seu regresso à competição.

Apesar de não ter superado o seu melhor tempo, a atleta mostrou-se feliz por ter conseguido competir ao mais alto nível. Durante a corrida, Carolina Duarte manteve-se confiante e motivada, acreditando que poderia lutar pelo primeiro lugar, mas acabou por reconhecer a superioridade das adversárias. A atleta considera que fez tudo o que estava ao seu alcance e elogiou a prestação das concorrentes, enfatizando que o seu foco esteve sempre no controle do que podia realizar. Carolina Duarte atribuiu esta vitória a uma extensa rede de apoio, composta por profissionais como psicólogos, treinador, nutricionista e fisioterapeutas, além do apoio da sua mãe, irmã e marido, que assumem a responsabilidade de cuidar da sua filha e da casa enquanto ela se dedica ao desporto.

Com seis medalhas em competições mundiais e europeias, a atleta encerrou a participação do atletismo português nos Jogos Paralímpicos de Paris com esta medalha de bronze, contribuindo para um feito inédito da modalidade desde Atenas 2004, ao garantir três pódios. Agora, Carolina Duarte vai tirar umas férias antes de começar os treinos para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.