Novo Espaço de Atendimento Municipal inaugurado em Algés

Algés conta com um novo Espaço de Atendimento Municipal, localizado na Rua Parque Anjos. Este espaço centraliza diversos serviços, nomeadamente os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS), a Parques Tejo e o Espaço Cidadão, com o objectivo de facilitar o acesso dos munícipes a múltiplos serviços públicos num único local.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias personalidades, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, a Presidente dos SIMAS, Joana Baptista, bem como vogais do Conselho de Administração e dirigentes dos SIMAS e da CMO. Marcaram também presença o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, a responsável pelo Espaço Cidadão, Vera Carvalho, e o presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, João Antunes.

O novo espaço, com mais de 349 metros quadrados distribuídos por dois pisos, foi projectado para oferecer conforto e eficiência tanto para os cidadãos quanto para os funcionários. As instalações incluem áreas exclusivas para colaboradores, como sanitários, vestiários, copa e sala de reuniões, além de garantir acessibilidade total para todos os visitantes. 

Joana Baptista, que assumiu recentemente a presidência dos SIMAS, expressou o seu entusiasmo com o novo projecto, destacando que “a inauguração desta loja é um enorme pontapé de partida para esta nova administração e foi um projecto que foi continuamente reajustado e corrigido para ser perfeito. É uma loja extraordinária que tem a marca do município de Oeiras”. O anterior espaço de atendimento dos SIMAS ficava numa loja localizada no centro histórico de Algés, e embora fosse um espaço maior, não dispunha de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. “Esta loja tem menor área, mas, na realidade, todo o espaço, tanto o piso térreo como a cave, foram totalmente aproveitados ao milímetro. Foi um passo gigantesco aquele que se conseguiu com esta loja”. A Presidente mencionou ainda a responsabilidade e dedicação exigidas da nova administração, que em apenas duas semanas conseguiu aprovar importantes documentos estratégicos, como o relatório de contas e o ciclo tarifário para 2024. 

A Presidente dos SIMAS destacou ainda a importância da integração de diversos serviços no novo espaço, mencionando que os munícipes poderão tratar de uma ampla gama de assuntos, desde a gestão de dísticos de residente e pagamento de coimas na Parques Tejo, até questões relacionadas com saúde, ambiente, habitação municipal e serviços da Segurança Social e Autoridade Tributária no Espaço Cidadão. No que concerne aos SIMAS, os cidadãos poderão efectuar pagamentos, novos contratos, adesão ao débito direto, marcação de serviços, entre outros.

Joana Baptista estimou que o novo espaço possa atender cerca de 20 mil pessoas por ano, reforçando o compromisso dos SIMAS com a inovação e a excelência no atendimento público. “Atender bem, fazer bem feito e que os nossos munícipes e todos aqueles que se dirigem presencialmente a este espaço se sintam felizes, satisfeitos e sejam confortados com um óptimo atendimento”, concluiu.

No seu discurso, Isaltino Morais salientou a relevância do novo espaço para a comunidade, afirmando que “esta loja vai permitir maior conforto aos cidadãos nas respostas que solicitam ao Município”. O autarca destacou também a qualidade das novas instalações, comparando-as favoravelmente com padrões de empresas privadas e enfatizando a importância de proporcionar boas condições de trabalho aos colaboradores. “Há 20 ou 30 anos, era muito difícil apresentar um espaço com esta qualidade, com este conforto, com este visual, com a imagem que se pretende transmitir. E a imagem que se pretende transmitir é igualar a prestação de serviços e a qualidade que qualquer empresa privada tem”, destacou o autarca.

Isaltino Morais felicitou ainda a nova administração e salientou o empenhou demonstrado em tão pouco tempo: “Esta administração, em 15 dias, demonstrou que era possível”. O autarca lembrou que, em apenas em duas semanas, já haviam sido aprovados importantes documentos, o que reflecte a capacidade de trabalho e a competência da nova administração. “O fazer bem feito é o que traduz a nossa filosofia, a nossa forma de estar e aquilo que nos distingue cada vez mais dos outros”, assinalou, desejando que o novo espaço seja uma referência no atendimento, onde “os cidadãos sejam bem recebidos e se sintam bem” e onde os funcionários “se sintam felizes”.

Autor: Redacção

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