Algés conta com um novo Espaço de Atendimento Municipal, localizado na Rua Parque Anjos. Este espaço centraliza diversos serviços, nomeadamente os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS), a Parques Tejo e o Espaço Cidadão, com o objectivo de facilitar o acesso dos munícipes a múltiplos serviços públicos num único local.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias personalidades, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, a Presidente dos SIMAS, Joana Baptista, bem como vogais do Conselho de Administração e dirigentes dos SIMAS e da CMO. Marcaram também presença o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, a responsável pelo Espaço Cidadão, Vera Carvalho, e o presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, João Antunes.
O novo espaço, com mais de 349 metros quadrados distribuídos por dois pisos, foi projectado para oferecer conforto e eficiência tanto para os cidadãos quanto para os funcionários. As instalações incluem áreas exclusivas para colaboradores, como sanitários, vestiários, copa e sala de reuniões, além de garantir acessibilidade total para todos os visitantes.
Joana Baptista, que assumiu recentemente a presidência dos SIMAS, expressou o seu entusiasmo com o novo projecto, destacando que “a inauguração desta loja é um enorme pontapé de partida para esta nova administração e foi um projecto que foi continuamente reajustado e corrigido para ser perfeito. É uma loja extraordinária que tem a marca do município de Oeiras”. O anterior espaço de atendimento dos SIMAS ficava numa loja localizada no centro histórico de Algés, e embora fosse um espaço maior, não dispunha de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. “Esta loja tem menor área, mas, na realidade, todo o espaço, tanto o piso térreo como a cave, foram totalmente aproveitados ao milímetro. Foi um passo gigantesco aquele que se conseguiu com esta loja”. A Presidente mencionou ainda a responsabilidade e dedicação exigidas da nova administração, que em apenas duas semanas conseguiu aprovar importantes documentos estratégicos, como o relatório de contas e o ciclo tarifário para 2024.
A Presidente dos SIMAS destacou ainda a importância da integração de diversos serviços no novo espaço, mencionando que os munícipes poderão tratar de uma ampla gama de assuntos, desde a gestão de dísticos de residente e pagamento de coimas na Parques Tejo, até questões relacionadas com saúde, ambiente, habitação municipal e serviços da Segurança Social e Autoridade Tributária no Espaço Cidadão. No que concerne aos SIMAS, os cidadãos poderão efectuar pagamentos, novos contratos, adesão ao débito direto, marcação de serviços, entre outros.
Joana Baptista estimou que o novo espaço possa atender cerca de 20 mil pessoas por ano, reforçando o compromisso dos SIMAS com a inovação e a excelência no atendimento público. “Atender bem, fazer bem feito e que os nossos munícipes e todos aqueles que se dirigem presencialmente a este espaço se sintam felizes, satisfeitos e sejam confortados com um óptimo atendimento”, concluiu.
No seu discurso, Isaltino Morais salientou a relevância do novo espaço para a comunidade, afirmando que “esta loja vai permitir maior conforto aos cidadãos nas respostas que solicitam ao Município”. O autarca destacou também a qualidade das novas instalações, comparando-as favoravelmente com padrões de empresas privadas e enfatizando a importância de proporcionar boas condições de trabalho aos colaboradores. “Há 20 ou 30 anos, era muito difícil apresentar um espaço com esta qualidade, com este conforto, com este visual, com a imagem que se pretende transmitir. E a imagem que se pretende transmitir é igualar a prestação de serviços e a qualidade que qualquer empresa privada tem”, destacou o autarca.
Isaltino Morais felicitou ainda a nova administração e salientou o empenhou demonstrado em tão pouco tempo: “Esta administração, em 15 dias, demonstrou que era possível”. O autarca lembrou que, em apenas em duas semanas, já haviam sido aprovados importantes documentos, o que reflecte a capacidade de trabalho e a competência da nova administração. “O fazer bem feito é o que traduz a nossa filosofia, a nossa forma de estar e aquilo que nos distingue cada vez mais dos outros”, assinalou, desejando que o novo espaço seja uma referência no atendimento, onde “os cidadãos sejam bem recebidos e se sintam bem” e onde os funcionários “se sintam felizes”.