Assinala-se, esta quinta-feira (16 Novembro), o Dia Nacional do Mar, uma celebração que destaca a importância que o Mar tem para a História e identidade de Portugal, bem como para a Economia e desenvolvimento do País. Esta celebração assenta na ‘Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar’, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, um tratado que foi ratificado por Portugal em 1997.
A empresa Águas do Tejo Atlântico, do Grupo Águas de Portugal, que tem vindo a reforçar a sua ligação ao Mar, através das actividades desenvolvidas na recolha, tratamento e valorização de águas residuais dos 23 municípios que serve, reafirma o seu contributo para o ecossistema marítimo, tão importante para o nosso País, através do trabalho prestado pelas Fábricas de Água (ETAR- Estações de Tratamento de Águas Residuais).
“Mergulhamos de coração no azul que nos liga e exaltamos o compromisso com a preservação e valorização deste ecossistema. Entendemos a importância de preservar a saúde dos oceanos diariamente, através do nosso trabalho, que permite garantir e promover a sustentabilidade marinha e a melhoria da qualidade da água das zonas costeiras”, assinala a empresa em comunicado.
“Na Águas do Tejo Atlântico, abraçamos a inovação sustentável para enfrentar desafios ambientais. Acreditamos que a consciencialização é a chave para a mudança e trabalhamos em parceria com comunidades locais e outros stakeholders (indivíduos e organizações impactados pelas acções da empresa), promovendo a educação ambiental para inspirar acções positivas em prol do nosso mar”, refere o documento.
A empresa reforça ainda a ideia de querer “fazer a diferença para as gerações futuras”. “Vamos cuidar do nosso Mar e construir um futuro mais sustentável!”, garante a Águas do Tejo Atlântico, que está a promover várias iniciativas para assinalar o Dia Nacional do Mar, entre as quais se destaca a acção ‘À descoberta da Ecologia da Praia Azul, Torres Vedras – Saída de Campo do Projecto Coastwatch’.
DOS RIOS AOS OCEANOS
Integrada na 34.ª Campanha Coastwatch 2023-2024, sob o lema ‘Dos Rios aos Oceanos’, esta acção de formação, resulta de uma parceria desenvolvida entre o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Águas do Tejo Atlântico. Os participantes vão descobrir animais, algas, plantas marinhas, tipos de poluição, riscos, ameaças e participar também numa recolha de lixo.
Destinada a educadores e professores, técnicos de municípios, estudantes e público em geral, a acção vai decorrer no próximo sábado (18 Novembro), na parte da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, na Praia Azul, em Santa Cruz (Torres Vedras). As inscrições, centralizadas pela coordenação do programa Coastwatch, podem ser formalizadas em https://bit.ly/acdcoastwatch18novembro2023
Sob o lema ‘Dos Rios até ao Mar – Caminhos para a Sustentabilidade’, a Águas do Tejo Atlântico vai marcar igualmente presença no ‘Ocean Talk’, um evento organizado pelos Sailors for the Sea Portugal, uma associação sem fins lucrativos que pretende contribuir para a sustentabilidade dos oceanos, que decorrerá no Museu do Mar, em Cascais, também no próximo sábado (18 Novembro), entre as 17h45 e 21h30.