A Câmara Municipal de Sintra (CMS) decidiu assegurar que as praias do concelho tenham vigilância de nadadores-salvadores, ao fim-de-semana e feriados, até ao início da época balnear. A decisão da autarquia surge na sequência da elevada afluência de utentes às praias na pré-Época Balnear.
A medida agora tomada pelo executivo camarário tem por objectivo acautelar situações que possam colocar em risco a segurança e a vida dos banhistas numa altura em que, apesar das temperaturas elevadas, o estado do mar ainda apresenta condições adversas à prática balnear.
O protocolo para a pré-Época Balnear de 2023 estabelecido com a Associação de Praias de Sintra inclui a Praia da Adraga, Praia Grande, Praia das Maçãs, Praia do Magoito e Praia de S. Julião permite aos concessionários manter o dispositivo de assistência a banhistas, com a presença de dois a três nadadores-salvadores em cada praia.
“Este é um trabalho conjunto com os concessionários. O objectivo não é abrir já a época balnear, trata-se, sobretudo, de agirmos em consciência e acautelarmos, na medida do que nos é possível, a protecção de quem frequenta as nossas praias”, sublinhou o presidente da CMS, Basílio Horta.
Medida correcta, porque claramente indispensável