Projecto ‘São Domingos Qualifica’ arranca com 120 participantes

A sede do Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo foi palco, no passado dia 17 de Janeiro, do lançamento do projecto ‘São Domingos Qualifica’, que visa proporcionar aos fregueses adultos residentes na freguesia de São Domingos de Rana um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). O programa arrancou com um grupo de 120 munícipes distribuídos por turmas de equivalência ao 6.º, 9.º e 12º anos, sendo que a formação decorrerá em período pós-laboral.

O Programa Qualifica está vocacionado para a qualificação de adultos com o objectivo de melhorar os níveis de educação e formação dos participantes, contribuindo deste modo para a melhoria da qualificação da população e da empregabilidade dos indivíduos. Para tal, assenta numa estratégia que integra respostas educativas e formativas destinadas a promover a qualificação de alunos adultos, através de ofertas de escolarização de nível básico e secundário.

A formação com certificação escolar realizada em São Domingos de Rana, resultante de uma parceria entre a Junta de Freguesia local, a Câmara Municipal de Cascais e o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, destina-se a adultos com idade superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, três anos de experiência profissional. Pretende-se valorizar as competências já adquiridas pela população adulta através da sua experiência profissional.

Combatendo o facto de a população portuguesa continuar a apresentar um expressivo défice de qualificação que condiciona bastante o desenvolvimento do País, o Programa Qualifica, de âmbito nacional, assume o objectivo fundamental de aproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos com a média dos países da União Europeia, contribuindo para dar um novo impulso à mobilização profissional da população adulta.

FORMAÇÃO DOS RECURSOS COM MAIS IDADE

Durante a cerimónia de início do ano lectivo do projecto ‘São Domingos Qualifica’, o professor David Sousa, Director do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo (AEFGA), abordou a “questão da formação dos recursos já com mais idade, pessoas que durante o período em que, na escola e em idade escolar, não puderam ter as certificações e não puderam frequentar a escola durante o tempo que deveriam ter frequentado”, para realçar a importância desta iniciativa

“A validação, a certificação das competências que estas pessoas, entretanto, foram adquirindo ao longo da vida nos sucessivos trabalhos por onde passaram, nas funções que desempenharam, são competências que temos que valorizar”, destacou o responsável pelo AEFGA no início da nova etapa escolar proporcionada aos novos formandos, que vão poder contar com um serviço de baby-sitting disponível para os seus filhos caso necessitem deste apoio para poderem assistir às aulas.

“É O DESÍGNIO QUE QUEREMOS PARA A FREGUESIA”

Para Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (JFSDR), este é mais um passo em frente na concretização do programa estabelecido para o presente mandato à frente da autarquia. “Nós definimos para este mandato duas prioridades: a Cultura e a Educação. Portanto, o que estamos a fazer aqui é cumprir o nosso mandato, cumprir aquele que é o desígnio que queremos para a freguesia”, sublinhou o autarca.

“Quanto maior formação tiverem os nossos adultos, ou os nossos jovens adultos, melhor será a vida de todos. Há estudos que indicam que quanto maior for a formação dos pais maior é o sucesso dos filhos e dos alunos nas escolas. Portanto, é esse caminho que temos que fazer e é esse caminho que queremos continuar a fazer, que é dar ferramentas às pessoas que vivem e trabalham na nossa freguesia para que possam ser mais felizes”, comentou o presidente da JFSDR.

“CRIAR OPORTUNIDADES PARA TODOS OS MUNÍCIPES”

Igualmente presente na cerimónia de abertura deste ano lectivo, Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Câmara Municipal de Cascais com as áreas da Educação e Desenvolvimento Social, referiu o facto de o Programa Qualifica ser de âmbito nacional e de estar a funcionar no concelho de Cascais um centro do projecto na Escola Secundária de São João do Estoril, para explicar o processo que levou à criação desta extensão a São Domingos de Rana.

“No primeiro momento, o Ministério da Educação não validou a criação de um segundo Centro Qualifica no concelho, mas veio a permitir que pudesse haver uma extensão na freguesia de São Domingos de Rana”, revelou o autarca, acrescentando que “o objectivo é possibilitar que todas as pessoas aumentem o seu nível de formação e de certificação para que isso, também, seja uma ferramenta que lhes possibilite progredir naquilo que são as suas profissões”.

“Simultaneamente, isso pode ser igualmente inspirador para as gerações mais jovens”, argumentou Frederico Pinho de Almeida, que aproveitou a oportunidade para agradecer às 120 pessoas inscritas que participam neste primeiro ciclo, que decorre até Maio. “Em Setembro, teremos um segundo ciclo e assim sucessivamente. E é essa a nossa missão: criar estas oportunidades a todos os munícipes”, destacou o responsável autárquico pelas áreas da Educação e Desenvolvimento Social.

 

Autor: Redacção

1 comentário em “Projecto ‘São Domingos Qualifica’ arranca com 120 participantes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.