A Estoril Sol volta a instituir, este ano, os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem a estes dois grandes vultos da Literatura Portuguesa.
Com o lançamento da 25.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora e da 15.ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, a Estoril Sol pretende dar um contributo para a valorização das Letras e das Artes.
O Prémio Literário Fernando Namora tem o valor de 15 mil euros, enquanto o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís premeia o vencedor com 10 mil euros. A recepção das obras originais termina a 31 de Maio para ambos os prémios.
O Prémio Literário Fernando Namora, de periodicidade anual, é reservado a romances publicados. João Tordo, com o romance ‘Felicidade’, foi o vencedor da edição de 2021.
O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2021, foi ‘Terrinhas’, de Catarina Gomes, uma obra que será publicada pela Editora Gradiva.
Recorde-se que, desde 2016, o Prémio Revelação aboliu do Regulamento o limite de 35 anos de idade para os concorrentes, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores.