A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) aprovou, por unanimidade, a celebração de um protocolo de cooperação com os municípios de Lisboa e Loures, em que estão também envolvidos a Carris e o Metropolitano de Lisboa, com vista à criação de uma solução de Metro Ligeiro à Superfície entre Alcântara e a Cruz Quebrada (Oeiras), e entre Santa Apolónia e Sacavém (Loures).
Esta solução, que visa garantir ligações mais rápidas entre as zonas limítrofes de Lisboa, prevê a criação de um eixo viário estudado há muito para a Área Metropolitana de Lisboa, que permitirá tornar mais eficiente a rede de transportes públicos no seu raio de influência e assegurar uma circulação mais eficaz entre as zonas ribeirinhas dos três municípios e as principais interfaces em Lisboa.
Este projecto intermunicipal prevê a criação de 24,4 quilómetros de uma linha ribeirinha, denominada Linha Intermodal Sustentável (LIOS), uma obra para a qual está previsto um orçamento de 490 milhões de euros, entre parque de material e oficinas e material circulante. Dentro do município de Oeiras, a LIOS atravessará os territórios de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.
Paralelamente com este projecto, a CMO fez saber que também é uma prioridade da edilidade a linha do SATUO-Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras, que na sua fase final deverá ligar a estação ferroviária de Paço de Arcos ao Cacém, com passagem pelo Lagoas Park e Taguspark, anunciando que está a decorrer uma auditoria à infraestrutura já construída entre Paço de Arcos e o centro comercial Oeiras Parque.