A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) atribuiu à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) uma comparticipação financeira no valor de 26.574,70 euros para compensar o valor de rendas não cobradas nos mercados municipais.
Recorde-se que por causa da pandemia COVID-19, no período entre 16 de Março e 30 de Junho, o Município de Oeiras isentou os concessionários das lojas e bancas dos mercados de Carnaxide e Queijas do pagamento das rendas.
Nesta fase, a UFCQ não obteve receitas provenientes das rendas, habitualmente canalizadas para gestão e manutenção corrente dos mercados, incluindo conservação, limpeza, rede eléctrica, água e salários dos colaboradores afectos à guarda e gestão dos referidos equipamentos.
Apesar de não poder contar com as verbas provenientes das rendas, a UFCQ manteve a gestão e manutenção dos mercados, avançando ainda com a realização de obras de requalificação em ambos os equipamentos.
Inigo Pereira, presidente da UFCQ, comenta que a comparticipação financeira agora atribuída “é uma boa medida da CMO, à semelhança do apoio de 10 mil euros recebidos anteriormente e destinados à mercearia social”.
“A isenção das rendas das lojas e bancas nos mercados de Carnaxide e Queijas permitiu aos comerciantes ultrapassarem este período de grandes dificuldades de forma mais segura”, sublinhou ainda o autarca.