No âmbito das medidas implementadas no contexto da pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Cascais (CMC) anunciou o propósito de instalar 400 máquinas de venda automática com pacotes de quatro máscaras ao preço de um euro, ou seja 25 cêntimos por unidade. A medida, inserida no programa ‘Máscaras Acessíveis’, vem juntar-se à iniciativa ‘Máscaras Gratuitas em Transportes Públicos’.
A autarquia presidida por Carlos Carreiras tinha já avançado com a distribuição de máscaras gratuitas aos utentes dos transportes públicos, disponibilizadas em todas as estações de comboio e nas principais interfaces rodoviárias do concelho cascalense enquanto o seu uso se mantiver obrigatório.
A CMC fez saber que tem capacidade para produzir e distribuir máscaras pela população do concelho, depois de ter adquirido duas máquinas para fabricar este material de protecção individual por 250 mil euros cada a uma empresa chinesa. O município prevê conseguir produzir cinco milhões de máscaras por mês.
Os interessados podem confirmar todas as moradas dos dispensadores instalados nas quatro freguesias do concelho em https://www.cascais.pt/sub-area/covid-19-dispensadores-automaticos-de-mascaras-programa-mascaras-acessiveis. De referir que estas máquinas de venda automática de pacotes de máscaras só aceitam moedas de 1 euro.